0

Kara no Kyoukay


Triller psicológico, terror, suspense, drama, ação, violência... [desaconselhável para menores de 18 (???) ... O_o ... sim... sim... vou avisando desde já... esse anime contém cenas de extrema violência, principal e especificamente, no terceiro filme -  algumas de conteúdo inadequado e vocabulário um tanto vulgar... (???).]

Uma sequência de filmes que trata das múltiplas facetas da personalidade humana, um triller literalmente visceral, abordando toda a capacidade humana de agir seguindo impulsos meramente animais, cujo resultado absurdamente brutal se tenta explicar através de uma psicologia filosófica, imprimindodo-se um “que” de patologia ao comportamento humano considerado “anormal”.

Ao mesmo tempo busca-se uma justificativa racional para as anomalias comportamentais humanas, e explicações passíveis de aceitação para todos os atos controversos.

Kara no Kyoukai é uma obra que aborda o sobrenatural de uma forma tão natural que esse aspecto passaria despercebido, tão intenso é o suspense ao longo dos sete filmes.

A narrativa se dá num ritmo lento, não obstante as cenas de ação, porém não é possível perceber o tempo passar, em razão da complexidade de todo o conjunto da história.

É preciso acompanhar cada momento com precisa atenção, pois cada gesto dos personagens, pensamentos, ações, cada olhar, cada respiração, cada mínimo detalhe é fundamental para que não se perca totalmente o foco do contexto.

Ocasionalmente se terá a impressão de se estar diante do óbvio... ledo engano... nada é óbvio nesse triller... principlamente pela idéia inteligente de se narrar a história sem uma cronologia precisa, atada a um calendário... a um tempo pré determinado...

O tempo aqui passeia livremente entre recordações e fatos atuais... os dias passados e os dias presentes se fundem como se não houvesse uma passagem do próprio tempo...

A história original foi escrita por Kinoko Nasu, consagrado autor japonês, também resposável por sucessos como Fate/Stay Nigth e Tsukihime.

A arte gráfica e fotografia dos filmes são de encher os olhos. Eventualmente poderá parecer que estamos diante de alguma arte impressionista, outras vezes se assemelhará ao barroco, ao abstracionismo contemporâneo... Porém o maior destaque fica por conta  da fusão dos gráficos em  3D com a fotografia usual. Enfim, as imagens utilizadas são um espetáculo por si só.

Vamos considerar toda essa diversidade por conta do fato de que cada filme foi dirigido por diferentes profissionais, contudo, nenhum deles se afastou da essência da obra.

Outro componente que também é um show à parte é a trilha sonora, composta e interpretada pelo grupo vocal Kalafina, um projeto idealizado pela vocalista Yuki Kajiura... sim... uma trilha sonora de encher os ouvidos... [ no bom sentido... *_* ]   As músicas são habilmente encaixadas ao longo dos filmes, criando uma atmosfera de realidade e ao mesmo tempo, acrescentando um toque de magia, de surreal...

Kara no Kyoukai foi lançado com o subtítulo de “The Garden of Sinners” [ O Jardim dos Pecadores ]. Tanto o título principal, como o subtítulo resumem toda a essência do conjunto dessa obra.

Não me parece que o objetivo principal desse anime seja explicar o porque de cada personagem ser o que é, ou fazer o que faz... mas sim o relacionamento que desenvolvem ao longo da história.

Shiki, a personagem feminina central, não busca uma resposta para o seu comportamento, não busca resgatar sua identidade... Kokutou, o personagem masculino central, apenas a ama em silêncio e por causa desse amor, ele apenas vive para protegê-la, do seu jeito, dentro dos seus limites e possiblidades... ele é sensível às fraquezas humanas e tem um alto senso moral desenvolvido.

Mas, paradoxalmente, existe todo um contexto psicológico e filosófico em cada comportamento, em cada personagem, no micro universo de cada um...

Shiki é um personagem de múltiplas personalidades, mas a causa desse fato só é explorada através dos diálogos entre os personagens e nenhuma idéia abordada é conclusiva...

Interessante notar que aparentemente, vários assuntos parecem ficar pendentes, porém tudo é explicado de uma forma muito subjetiva... inconclusiva, entretanto, completa... Bem vindos ao mundo surpreendente dos paradoxos... ^_^ ...

Apesar do festival  de cenas extremamente violentas, afinal, é também um triller de terror, suspense e crime, encontramos aqui uma história convincente, diálogos inteligentes, embora abstratos em sua maioria, e um conjunto de outras qualidades que tornam esse, um anime realmente imperdível.
                                                                                         

Quer saber mais? É só ler as páginas de consulta... ^_^
Kinoko Nasu: http://pt.wikipedia.org/wiki/kinoko_Nasu
Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/kara_no_Kyoukai
                                                                                         

Gênero: Comédia | Romance | Seinen
Ano: 2007 a 2009
Fansub: MDAN
Formato : MP4
Filmes: 07 + Epilogo

1º Filme: Fukan Fuukei [Visão Elevada] 2007;
2º Filme: Satsujin Kousatsu [Zen] [O Caso do Assassinato - Parte 01] 2007
3º Filme: Tsuukaku Zanryuu [Sentindo a Dor Constante] 2008
4º Filme: Garan no Dou [Templo do Vazio] 2008
5º Filme: Mujun Rasen [Espiral do Paradoxo] 2008
6º Filme: Boukyaku Rokuon [Registro do Esquecimento] 2008
7º Filme: Satsujin Kousatsu [Go] [O Caso do Assassinato - Parte 02] 2009
Especial: Epílogo
                                                                                         

O epílogo não é citado entre a grande maioria das informações que encontrei sobre a saga Kara no Kyoukai, mas certamente está ligado a ela, não como um arco, muito menos trata-se de um final alternativo.

Na verdade, é preciso estar realmente atento ao contexto do anime, e principalmente à algumas cenas que parecem soltas, perdidas, um tanto desconexas do contexto. [Essa é a dica] Não se engane... como já foi mencionado, a maneira como a história é contada é surreal... o tempo se move sutilmente entre passado e presente... porém, esse movimento parece estar vinculado a uma cronologia atípica, não se atendo às datas dos eventos em si, mas sim, à lembrança dos fatos a medida que eles retorna à mente das personagens.

Esse pseudo-epílogo faz parte da história, pode até parecer cansativo,em princípio, mas é relevante, na sua condição de detalhe, de informação, de esclarecimento. Ele não encerra a história em si, ele encerra um ciclo dentro da história.

Assista e confira, porém, não brigue comigo se não for o que você estava esperando, afinal...  eu não sou a roteirista dessa intrigante história... *_*

DOWNLOADS
                                                                                        

1 ° Filme: Fukan Fuukei [Visão Elevada] 2007

                                                                                        

2 ° Filme: Satsujin Kousatsu [Zen] [O Caso do Assassinato – Parte 01] 2008


                                                                                        

3 ° Filme: Tsuukaku Zanryuu [Sentindo a Dor Constante] 2008


                                                                                        

4 ° Filme: Garan no Dou [Templo do Vazio] 2008


                                                                                        

5 ° Filme: Mujun Rasen [Espiral do Paradoxo] 2008


                                                                                        

6 ° Filme: Boukyaku Rokuon [Registro do Esquecimento] 2008


                                                                                        

7 ° Filme: Satsujin Kousatsu [Go] [O Caso do Assassinato – Parte 02] 2009


                                                                                        

Epílogo


Deixe seu Comentario